quinta-feira, 19 de julho de 2012

O SEMI-PROFISSIONAL CONCORRENTE DE LIONEL MESSI


Messi X Les Davies: quem é o melhor da Europa?





Como em toda intertemporada européia a UEFA divulga a lista dos melhores jogadores do ano no futebol do Velho Continente. Muitos nomes já viraram freqüentadores assíduos do rol de atletas como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Xavi e Iniesta. Entretanto, neste ano, dentre os 32 jogadores listados figura um desconhecido pela imensa maioria dos torcedores e que sequer atua profissionalmente – trata-se do atacante galês Les Davies, do Bangor City/PGA.

Você pode estar se perguntando o que faz um jogador que atua semiprofissionalmente ao lado de grandes estrelas do futebol europeu e mundial? A resposta é simples. O critério para a UEFA selecionar a lista dos candidatos a melhor do continente parte dos votos de um jornalista de cada uma das 53 nações filiadas à entidade. Estes profissionais citam então cinco nomes na ordem de preferência e enviam para registro. Cada atleta recebe uma pontuação dependendo da ordem escolhida, dando-se 5 pontos ao primeiro, 4 ao segundo e assim por diante.

Foi aí que o jornalista galês Dave Jones do periódico Daily Post, escolheu entre os seus indicados o atacante Les Davies. Na sua lista constavam, na ordem de pontuação, o argentino Lionel Messi, o português Cristiano Ronaldo, o espanhol Andrés Iniesta, o inglês Joe Hart e seu compatriota Davies. E foi justamente por ter obtido esse único ponto que o jogador da Liga Galesa está presente entre os 32 concorrentes ao título de melhor jogador do futebol europeu da temporada.

Leslie Elias Davies nasceu no dia 29 de outubro de 1984 em Bangor, no noroeste de País de Gales. O atacante iniciou sua carreira no Caernarfon Town, hoje na terceira divisão do país, em 2002. Les Davies é um jogador de muita força física e que tem bom aproveitamento das jogadas aéreas, já que usa seu 1,91m de altura. E tal característica chamou a atenção do Bangor City, clube de sua cidade e bastante tradicional na liga galesa. Na primeira passagem pelos Citizens, entre 2003 a 2005, não fez muitos gols e logo foi emprestado ao menos expressivo Porthmadog FC, atualmente na Cymru Alliance – a segundona local.

Depois de cumprir o empréstimo junto ao Porthmadog, Davies retornou ao clube disposto a ter sucesso – e conseguiu. Desde 2007 vem fazendo vários gols e na última temporada marcou 16 vezes em 31 jogos, números bastante expressivos mesmo se tratando de uma liga semiprofissional. Nas duas últimas temporadas o centroavante foi escolhido o melhor jogador da temporada galesa. Não à toa os torcedores do clube já o apelidaram de The Truck (Caminhão em português) devido à sua força no setor de ataque.

O feito poderia até ser levado como uma brincadeira de Dave Jones, que em outra ocasião já escolheu outro jogador praticamente desconhecido para participar da disputa – o zagueiro inglês Michael Johnston também do Bangor City no ano passado. Mas o feito Les Davies é digno de nota pelo fato dele dividir-se entre a profissão de atleta de futebol e de montador de equipamentos de segurança para uma empresa de metais.

Davies nunca foi convocado para atuar pela seleção principal de seu país, mas já teve algumas atuações pelas categorias sub-18, sub-21 e sub-23 dos Dragões. Também já levantou alguns troféus na carreira, todos pelo Bangor City, como a Liga e a Copa Galesas

Apesar de provavelmente estar vivendo apenas seus 15 minutos de fama, o novo concorrente de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo já tem guardado seu nome no coração dos torcedores e na história de seu clube.

Abaixo, dados e estatísticas do Caminhão galês.


* Nome: Leslie Elias “Les” Davies

* Nascimento: 29 de outubro de 1984 em Bangor/PGA

* Posição: atacante

* Apelido: The Truck (Caminhão)

* Clubes (3): Caernarfon Town (2002 a 2003), Bangor City (2003 a 2005 e desde 2007) e Porthmadog (2005 a 2007)

* Títulos (6): Copa da Liga Galesa (2003 e 2009), Copa Galesa (2008, 2009 e 2010) e Campeonato Galês (2010/11)

* Honras pessoais: Melhor jogador galês (2010/11 e 2011/12)



Montagem: Talksports
Foto: 101greatgoals



Nenhum comentário: