sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O "FUTEBOL MODERNO" FAZ MAIS UMA VÍTIMA

Dani Jarque: mais uma vítima do "futebol moderno"




No último fim de semana o mundo do futebol sofreu mais uma baixa. O zagueiro espanhol Daniel Jarque, do Espanyol, faleceu no dia 08 de agosto passado vítima de uma parada cardíaca no hotel em que estava hospedado durante a pré-temporada de sua equipe em Coverciano na Itália.

Em dezembro de 2007 fiz um apanhado sobre essas mortes que andam assustando o futebol. Suas causas, suas possíveis prevenções e uma lista das mortes mais noticiadas da história do futebol. Tudo isso nada mais é do que reflexo da visão muito mais negocial/comercial do esporte , que prima por atletas cada vez mais preparados fisicamente e mais fortes, gerando uma enorme sobrecarga sobre o corpo e o organismo humano. Na atualidade esse aspecto se sobrepõe à sua prática propriamente dita, e deixa de ser um espetáculo ou diversão para a família - a tal "modernidade" futebolística. Para ler a publicação na íntegra basta clicar aqui.

Daniel Jarque González nasceu em 01 de janeiro de 1983 e cresceu em Barcelona, na Catalunha. Era um dos símbolos do Espanyol, tradicional clube da capital catalã, ao lado do atacante Raúl Tamudo, tanto que aos 26 anos já era um dos capitães da equipe ao lado do próprio Tamudo. Ainda criança ingressou nas escolinhas do amador C.F. Cooperativa, mas aos 12 anos já estava nas categorias de base dos Periquitos. De 2001 a 2004 atuava no time B do RCD Espanyol com algumas passagens pela equipe principal. Sua estréia no grupo de cima foi em 20 de outubro de 2002 em uma partida contra o Recreativo de Huelva em partida válida pela Liga Espanhola. Em 14 anos no estádio Lluís Companys (Olímpico de Montjuïc) foram 253 partidas entre os times principal e reserva e 8 gols no total. Faturou 1 Copa do Rei em 2006, seu único título na carreira com o clube. O defensor não chegou a ser convocado pela seleção espanhola, mas sempre figurou nas seleções de base desde a juvenil (sub-17) até a olímpica e foi campeão europeu em 2002 com a Fúria sub-19.

Na manhã do último sábado no hotel em que estava concentrado junto com seus companheiros de Espanyol em pré-temporada na Itália, nos arredores de Florença, estava ao telefone com sua noiva e de repente silenciou. Alguns colegas de clube sentiram a falta do zagueiro durante o lanche e resolveram ir até o seu quarto para se certificarem do que estava ocorrendo. Ao entrarem no local encontraram o corpo do jogador no chão com o telefone jogado. Ainda tentaram levá-lo a um hospital próximo, mas já estava sem vida. Em seu atestado de óbito consta ataque cardíaco fulminante com apenas 26 anos de idade.

Seu velório ocorreu no novíssimo estádio Cornellà-El Prat, inaugurado recentemente e que recebeu inúmeros torcedores de várias agremiações, inclusive do grande rival Barcelona, que deixaram de lado as diferenças por alguns instantes e se juntaram na dor dos fãs do Espanyol. Daniel Jarque deixa a noiva grávida de sete meses.

Infelizmente o caso de Jarque nada mais foi do que mais uma constatação de como esse exagero na cobrança pode causar muitos revezes à saúde dos principais "produtos" do negócio futebol. Abaixo, dados e estatísticas da breve carreira de Dani Jarque, mais uma vítima do "futebol moderno".


* Nome: Daniel "Dani" Jarque González

* Nascimento: 01 de janeiro de 1983 em Barcelona/ESP

* Morte: 08 de agosto de 2009 em Coverciano/ITA

* Posição: zagueiro

* Clube (1): Espanyol (2001 a 2009)

* Títulos (2): Campeonato Europeu sub-19 (2002 - seleção espanhola) e Copa do Rei (2006)




Foto: José Porras

Um comentário:

Sandu Grecu disse...

Draga Carlos Henrique,
am adaugat si eu blogul tau la favoritele mele. Mersi pentru colaborare