quinta-feira, 13 de maio de 2010

DA SÉRIE COPA DO MUNDO: HISTÓRICO DAS SELEÇÕES III




Grupo C: a chave dos "inventores" do futebol




Vamos seguir com a série de posts com um breve histórico de cada seleção classificada para a Copa do Mundo da África do Sul neste ano. Hoje o assunto é o Grupo C do torneio, que é composto pelas equipes da Inglaterra, Argélia, Estados Unidos e Eslovênia.


Obs.: Dados atualizados até 12/05/2010


Grupo C - Inglaterra, Argélia, Estados Unidos e Eslovênia



- Inglaterra


Os inventores oficiais do futebol têm hoje uma das mais talentosas gerações de toda a sua história, talvez até mais que a seleção vencedora da Copa de 1966. Não em talentos individuais, já que aquela contava com jogadores lendários como Bobby Moore, Gordon Banks, Jack e Bobby Charlton, mas em conjunto. Entretanto o selecionado mais antigo do mundo ao lado dos escoceses obteve pouco sucesso em Copas do Mundo. De todas as 19 edições do Mundial em apenas um os ingleses conseguiram levantar a taça de campeão. No mais apenas um 4º lugar em 1986, no México, foi seu melhor posto. Curiosamente a Inglaterra terá no seu gol o jogador mais velho a participar desta edição - David James com 39 anos de idade. Outro detalhe importante é o ambiente dentro do grupo que pode estar um pouco abalado após o escândalo extraconjugal envolvendo o zagueiro John Terry e o lateral-esquerdo Wayne Bridge, que culminou com a perda da braçadeira de capitão da seleção do defensor do Chelsea.

Como berço do esporte obviamente a Inglaterra possui a mais antiga federação do planeta. A Football Association (FA) existe desde o século XIX, mais precisamente 1863, e se localiza no mítico estádio de Wembley, em Londres. Além de reger a seleção inglesa é a responsável pela organização e coordenação de todas as categorias do futebol, seja profissional ou amador, em todos os seus níveis. Tamanha a importância da entidade para o país que seu presidente é o príncipe William de Gales, neto da rainha Elisabeth II.

O English Team fez a sua primeira partida - que foi também a pioneira na história dos confrontos internacionais entre seleções - contra a Escócia em 1870 na capital inglesa. O resultado ao final do confronto foi um empate em 1 a 1. Como curiosidade, o primeiro gol marcado na história dos confrontos entre nações foi do escocês Robert Crawford aos 30 minutos do segundo tempo.

Por terem dado o pontapé inicial do futebol, com o passar do tempo os ingleses foram sendo taxados de antipáticos por supostamente se acharem "acima do bem e do mal". Estas palavras traduzem-se na recusa sistemática até 1950 de participarem da Copa do Mundo por pensarem como difusores do esporte serem superiores aos demais países dentro de campo. Foram protagonistas de uma das maiores zebras da história dos mundiais contra os Estados Unidos neste mesmo ano como veremos adiante. Desde então foram 13 participações e, como já citado, um título conquistado - e de forma polêmica após a vitória sobre a Alemanha Ocidental na prorrogação com um gol de Geoff Hurst no último minuto em que a bola não ultrapassou a linha.

Após o título mundial apenas algumas participações sem muito brilho e até mesmo alguns vexames, como não ter participado das edições de 1974, 1978 e 1994. Tanta história, tanta tradição e tantos jogadores talentosos não foram capazes de dar um troféu continental aos britânicos. Na Eurocopa um 3º lugar em 1968 foi o máximo que conseguiram obter. Já nos Jogos Olímpicos constam duas medalhas de ouro conquistadas - em 1908 e 1912. Contudo vale salientar que nas Olimpíadas, ao contrário da FIFA, os britânicos jogam sob a bandeira do Reino Unido.

Grande jogadores já vestiram a camisa inglesa, como os já informados Bobby Charlton, Jack Charlton, Bobby Moore, Gordon Banks (o autor da monumental defesa da cabeça de Pelé na Copa de 1970), Geoff Hurst, Alan Ball, Stanley Matthews (considerado o melhor jogador britânico de todos os tempos), entre outros. O ex-goleiro Peter Shilton é o recordista de participações com 125 jogos disputados. Já o maior artilheiro é Bobby Charlton com 49 gols marcados.



THE FOOTBALL ASSOCIATION (A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL)



* Fundação: 1863

* Apelido:
English Team

* Presidente: William Arthur Philip Louis (Príncipe William de Gales)

* Treinador:
Fabio Capello

* Uniformes:
Camisas brancas com detalhes azuis, shorts azuis e meiões brancos (titular); camisas vermelhas, shorts brancos e meiões vermelhos (reserva)

* Primeira partida oficial:
Inglaterra 1 X 1 Escócia, no dia 5 de março de 1870 em Londres/ING

* Maior vitória:
Irlanda 0 X 13 Inglaterra, no dia 18 de fevereiro de 1882 em Belfast/IRN

* Maior derrota:
Hungria 7 X 1 Inglaterra, no dia 23 de maio de 1954 em Budapest/HUN

* Jogador que mais vezes atuou:
Peter Shilton (125 vezes entre 1970 e 1990)

* Maior artilheiro:
Bobby Charlton (49 gols entre 1958 e 1970)

* Atual capitão:
Rio Ferdinand

* Ranking da FIFA:


* Títulos (3):
Jogos Olímpicos (1908 e 1912) e Copa do Mundo (1966)

* Jogadores de destaque na história:
Bobby Charlton, Jack Charlton, Stanley Matthews, Bobby Moore, Gordon Banks, Geoff Hurst, Alan Ball, Peter Shilton, Gary Lineker, Billy Wright, Jimmy Greaves e Michael Owen

* Participações em Copas (14):
1950, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1982, 1986, 1990, 1998, 2002, 2006 e 2010



- Argélia


Os argelinos suaram bastante para conseguirem se qualificarem para a disputa da Copa de 2010 nas eliminatórias. Após terminarem rigorosamente empatados em todos os critérios técnicos com o Egito em seu grupo foi disputada uma partida de desempate no Sudão para definição do classificado. E a Argélia levou a melhor após uma dramática vitória de 1 a 0 e irá participar de seu terceiro Mundial.

A Fédération Algérienne de Football (FAF) foi fundada em 1962 e filiou-se à FIFA um ano depois, embora a seleção nacional já existisse e disputasse partidas internacionais como no caso de sua estréia em 1957 com vitória diante da Tunísia no campo adversário.

O ex-atacante Rabah Madjer, que atuou pelo Porto/POR e Valencia/ESP além de outros pela França e pelo Oriente Médio, é considerado o grande ídolo da seleção local, na qual atuou entre 1978 e 1992.

Títulos são escassos no salão nobre dos Fennecs, ou "Raposas do Deserto" como são conhecidos. Afora títulos regionais e categorias inferiores, apenas a conquista da Copa Africana de Nações de 1990 - realizada na própria Argélia - consta nos registros históricos da equipe.

Estreou em mundiais na Espanha em 1982 causando sensação após derrotarem a favorita Alemanha Ocidental por 2 a 1 no jogo de estréia pelo Grupo 2. Depois enfrentou a Áustria e foi derrotada por 2 a 0. No confronto final venceram os chilenos por 3 a 2 e estavam muito próximos da surpreendente classificação para a próxima fase. Porém austríacos e alemães se enfrentavam no jogo do dia seguinte com várias combinações de resultados: em caso de vitória germânica por 1 ou 2 gols de diferença a classificação era de ambos, já para empate ou vitória da Áustria selaria a eliminação da Alemanha Ocidental e, por consequência, classificaria os argelinos - o Chile já estava eliminado. Na partida decisiva a Alemanha abriu o placar com Horst Hrubesch logo aos 10 minutos de jogo e simplesmente as duas seleções abdicaram do jogo, já que o resultado era cômodo para ambas, o que cauou revolta e fúria nos torcedores presentes ao El Molinón em Gijón. A Federação Argelina ainda recorreu à FIFA do papelão de austríacos e alemães sem sucesso, mas ao menos conseguiram implantar no torneio o mesmo horário dos últimos jogos se ada grupo a partir da Copa de 1986 a fim de se evitar situações polêmicas como essa.

As Raposas ainda se qualificariam para a Copa seguinte e cairiam no grupo do Brasil, porém sem o futebol de 4 anos atrás. Em 2010 disputarão seu 3º Mundial na história sem muitos holofotes, mas com o peso de ter eliminado o Egito, atual campeão continental.



FÉDÉRATION ALGÉRIENNE DE FOOTBALL (FEDERAÇÃO ARGELINA DE FUTEBOL - em árabe: الاتحادية الجزائرية لكرة القدم)


* Fundação: 1962

* Apelido:
Les Fennecs (As Raposas do Deserto)

* Presidente:
Mohamed Raouraoua

* Treinador:
Rabah Saadane

* Uniformes:
Camisas brancas com detalhes verdes, shorts e meiões brancos (titular); camisas verdes com detalhes vermelhos, shorts e meiões verdes (reserva)

* Primeira partida oficial:
Tunísia 1 X 2 Argélia, no dia 1º de junho de 1957 em Tunis/TUN

* Maior vitória:
Argélia 15 X 1 Yêmen do Sul, no dia 17 de agosto de 1973 em Trípoli/LBA

* Maior derrota:
Alemanha Oriental 5 X 0 Argélia, no dia 21 de abril de 1976 em Cottbus/ALE

* Jogador que mais vezes atuou:
Mahieddine Meftah (107 vezes entre 1989 e 2002)

* Maior artilheiro:
Abdelhafid Tasfaout (36 gols entre 1990 e 2002)

* Atual capitão:
Yazid Mansouri

* Ranking da FIFA:
31º

* Título (1):
Copa Africana de Nações (1990)

* Jogadores de destaque na história:
Rabah Madjer, Abdelhafid Tasfaout, Mahieddine Meftah, Lakhdar Belloumi e Lakhdar Belloumi

* Participações em Copas (3):
1982, 1986 e 2010



- Estados Unidos


Os norte-americanos vêm credenciados como uma das potências do futebol da CONCACAF. Há anos duela com o México o posto de melhor seleção da região. Nas eliminatórias classificaram-se sem muitos problemas e irão participar da 9ª Copa - a sexta consecutiva.

A história Yankee nas Copas começa já na primeira edição em 1930, quando surpreenderam a todos e terminaram em uma honrosa 3ª colocação, atrás apenas de Uruguai (campeão) e Argentina (vice). Dezessete anos antes a United States of America Football Association era fundada e em 1916 os americanos fariam sua primeira partida oficial contra os suecos em Estocolmo com vitória por 3 a 2. Em 1945, por divergências de nome com a federação do esporte mais popular do país - o futebol americano - a entidade alterou seu nome para United States of America Soccer Association (USSOCCER), no qual mantem até os dias atuais.

A seleção dos Estados Unidos foi protagonista de um dos mais memoráveis resultados da história das Copas. Em 1950, no Mundial realizado no Brasil, os americanos eram franco atiradores e pouco se esperava daqueles jogadores amadores - alguns atuavam em outras áreas além do futebol e eram descendentes de paises caribenhos. Estavam no Grupo 2, justamente o dos inventores do futebol - os ingleses. E estes estreavam em mundiais naquele ano - não por desclassificação em eliminatórias, mas por pura soberba de não aceitar os convites da FIFA por acharem estar "acima do bem e do mal". Enfim, os norte-americanos vinham convictos de que seria um milagre algum resultado positivo em uma chave que reunia ainda Espanha e Chile. Na 1ª rodada uma derrota esperada para os espanhóis por 3 a 1, porém na segunda a história seria bem diferente.

O palco era o estádio Independência em Belo Horizonte, que estava com sua lotação total de 10 mil pessoas, todos querendo conhecer a seleção "mãe" do futebol. O favoritismo inglês era nítido, pois o esporte nas terras da rainha Elisabeth II já havia se profissionalizado há décadas e por uma goleada inglesa sobre um combinado de estrelas da Europa semanas atrás em um amistoso por 6 a 1. Do outro lado um time que era composto por carpinteiros, bombeiros, estudantes e etc. que nas horas vagas jogavam futebol. Mas o que se viu foi uma entrega de corpo de alma dos americanos, que endureceram bastante a partida e deixaram os britânicos sem saber o que fazer para furar a forte defesa armada pelo treinador Bill Jeffrey. Aos 38 minutos de jogo o haitiano naturalizado Joe Gaetjens aproveitou o lançamento de Walter Bahr e se antecipou ao goleiro inglês Bert Williams para marcar o gol da histórica vitória por 1 a 0. Este resultado foi considerado uma das 3 maiores zebras da história das Copas - ao lado da derrota da Hungria para a Alemanha em 1954 na final e da vitória da Coréia do Norte sobre a Itália em 1966. O feito foi até chamado de "O Milagre da Grama" e inspirou o livro The Game of Their Lives (O jogo de suas vidas) de autoria de Geoffrey Douglas tamanha a surpresa causada.

Após um hiato de 1954 a 1986, os Estados Unidos retornaram a uma Copa do Mundo em 1990 e de lá até hoje sempre carimbaram passaporte nos torneios. Os Yankees sempre tiveram bons talentos nos campos. Podemos citar Claudio Reyna, Tab Ramos, Eric Wynalda, Tony Meola, Landon Donovan, Kasey Keller, entre outros.

Já quando o assunto é títulos os americanos possuem poucos. São apenas 5 divididos entre a Copa da CONCACAF e os Jogos Panamericanos. Entretanto não se pode deixar de destacar as boas participações como na já citada Copa de 1930, o vice-campeonato da Copa das Confederações em 2009 e a medalha de prata nas Olimpíadas de 1904.



UNITED STATES OF AMERICA SOCCER ASSOCIATION (ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA)



* Fundação: 1913

* Apelido:
Yankees

* Presidente:
Sunil Gulati

* Treinador:
Bob Bradley

* Uniformes:
Camisas brancas com detalhes vermelhos, shorts e meiões brancos (titular); camisas azuis com detalhes vermelhos, shorts e meiões azuis (reserva)

* Primeira partida oficial:
Suécia 2 X 3 Estados Unidos, no dia 20 de agosto de 1916 em Estocolmo/SUE

* Maior vitória:
Estados Unidos 8 X 0 Barbados, no dia 15 de junho de 2008 em Carson/EUA

* Maior derrota:
Noruega 11 X 0 Estados Unidos, no dia 11 de agosto de 1948 em Oslo/NOR

* Jogador que mais vezes atuou:
Cobi Jones (164 vezes entre 1992 e 2004)

* Maior artilheiro:
Landon Donovan (42 gols desde 2000)

* Atual capitão:
Carlos Bocanegra

* Ranking da FIFA:
14º

* Título (5):
Copa da CONCACAF (1991, 2002, 2005 e 2007) e Jogos Panamericanos (1991)

* Jogadores de destaque na história:
Tab Ramos, Eric Wynalda, Landon Donovan, Joe Gaetjens, Cobi Jones, Tony Meola, Kasey Keller e Claudio Reyna

* Participações em Copas (9):
1930, 1934, 1950, 1990, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010



- Eslovênia



O futebol da Eslovênia é bastante recente, contudo já tem alguma história para contar. O país é remanescente da divisão da antiga Iugoslávia e passou a figurar no mundo futebolístico em 1991 com a estréia de sua seleção diante da também ex-república iugoslava Croácia. Entretanto a Nogometna zveza Slovenije (NZS) - a Federação Eslovena de Futebol - existe desde 1920 quando o atual país era ainda um estado iugoslavo.

Com apenas 10 anos de independência a Eslovênia já havia conseguido surpreender o mundo do futebol ao se classificar para a Copa de 2002 no Japão e na Coréia do Sul após derrotar a sempre talentosa Romênia nos play-offs das eliminatórias européias. Dois anos antes já havia sido uma grata surpresa ao estrear na Eurocopa da Holanda e da Bélgica.

Tudo isso se deve à herança de bons valores oriundos da região dos Balcãs, conhecidos como os "brasileiros da Europa". Talentos como Zlatko Zahovič, Nastja e Aleš Čeh e Srečko Katanec - este último que jogou pela antiga Iugoslávia e é seu maior nome na história por tudo o que respresentou para o esporte no país apesar da pouca participação na equipe eslovena - são alguns que podemos citar.

Por se tratar de uma seleção formada recentemente e estar situada em um continente onde outras grandes potências como Alemanha, Itália, França, Inglaterra e etc. praticamente reinam absolutas, os títulos ainda não vieram até o momento. Porém a classificação para o seu 2º Mundial após passar pela Rússia novamente nos play-offs europeus já pode ser considerada uma grande conquista para a torcida da Eslovênia.



NOGOMETNA ZVEZA SLOVENIJE (FEDERAÇÃO ESLOVENA DE FUTEBOL)



* Fundação: 1920

* Apelido:
Não tem

* Presidente:
Ivan Simič

* Treinador:
Matjaž Kek

* Uniformes:
Camisas brancas com detalhes verdes, shorts e meiões brancos (titular); camisas verdes com detalhes amarelos, shorts e meiões verdes (reserva)

* Primeira partida oficial:
Eslovênia 0 X 1 Croácia, no dia 19 de junho de 1991 em Ljubljana/ESV

* Maior vitória:
Omã 0 X 7 Eslovênia, no dia 8 de fevereiro de 1999 em Mascate/OMA

* Maior derrota:
França 5 X 0 Eslovênia, no dia 12 de outubro de 2002 em Saint-Denis/FRA

* Jogador que mais vezes atuou:
Zlatko Zahovič (80 vezes entre 1992 e 2004)

* Maior artilheiro:
Zlatko Zahovič (35 gols entre 1992 e 2004)

* Atual capitão:
Roberto Koren

* Ranking da FIFA:
23º

* Títulos:
nenhum

* Jogadores de destaque na história:
Zlatko Zahovič, Srečko Katanec, Nastja Čeh, Aleš Čeh, Milenko Ačimovič, Sašo Udovič, Ermin Šiljak e Milan Osterc

* Participações em Copas (2):
2002 e 2010



Confira também: Histórico das Seleções I e Histórico das Seleções II




Foto: Nufcneilo

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma ressalva em relação à Argélia: onde está "Porto/Por" deve estae F.C.Porto/Por.

Cumprimentos,
João Moreira